Câmara comemora Dia do Vereador homenageando Francisco Piorino Filho, ex-vereador e presidente do Legislativo

por Luiz Carlos Pinto publicado 10/10/2017 12h05, última modificação 10/10/2017 12h05
Na Ordem do Dia, Parlamentares aprovam veto à proposta que cria o Programa Vovô e Vovó Sabem Tudo na rede municipal de ensino de Pindamonhangaba e derrubam veto do prefeito ao projeto que exige a afixação de advertências quanto aos riscos da automedicação
Câmara comemora Dia do Vereador homenageando Francisco Piorino Filho, ex-vereador e presidente do Legislativo

Vereadores e familiares com o homenageado Dr. Francisco Piorino Filho e sua esposa professora Therezinha

A Câmara de Vereadores de Pindamonhangaba realizou às 18 horas do dia 09 de outubro, a 34ª Sessão Ordinária de 2017, no Plenário do Palácio legislativo Dr. Geraldo José Rodrigues Alckmin. Em sua Ordem do Dia constaram cinco projetos de Lei e uma Homenagem com entrega de um Diploma de Honra ao Mérito pela passagem do Dia do Vereador.

Ordem do Dia

O primeiro projeto, o Veto n° 02/2017, de autoria do Poder Executivo, que “Comunica VETO ao Autógrafo n° 48/2017 que Cria o Programa Vovô e Vovó Sabem Tudo ”, referente ao Projeto de Lei n° 65/2017, de autoria do vereador Rafael Goffi (PSDB), foi acatado pelo plenário por 6 votos a 5.


A segunda proposta apresentada pelo prefeito, o Veto n° 04/2017, também de autoria do Poder Executivo, que “Comunica VETO ao Autógrafo n° 53/2017 que Dispõe sobre a exigência de afixação em farmácias e drogarias de placa ou cartazes contendo advertências quanto aos riscos da automedicação”, referente ao Projeto de Lei n° 107/2017, de autoria do vereador Roderley Miotto (PSDB), foi rejeitado por 8 votos a 2.

O Projeto de Lei n° 123/2017, de autoria do Vereador Renato Nogueira Guimarães – Renato Cebola (PV), que “Institui o Programa Municipal de Desenvolvimento da Produção Artesanal e Incentivo a Valorização do Artesão do Município de Pindamonhangaba”, foi adiado por 45 dias a pedido do autor.

A propositura do vereador Rafael Goffi, o Projeto de Lei n° 137/2017, que “Institui no Calendário Oficial do Município de Pindamonhangaba o Dia do Trabalhador da Construção Civil”, foi aprovado por unanimidade, e deverá ser comemorado anualmente no dia 25 de outubro, com intuito de conscientizar a população sobre a importância da construção civil e de todos os profissionais que atuam nesta área.


O Projeto de Lei n° 153/2017, de autoria do Poder Executivo, que “Dispõe sobre a doação de área para a empresa GOLDEN MOTOS LTDA”, foi aprovado por unanimidade pelos parlamentares. A área com cerca de 14.600 m² deverá receber 1.200 m² de construção onde atuará na revenda de motos, com investimentos na ordem de R$ 3 milhões, proporcionando a previsão de 35 empregos diretos e 45 indiretos num prazo de dois anos. A empresa, além da revenda deverá construir e disponibilizar um centro de educação para o trânsito, beneficiando diretamente a população e os profissionais dessa área, como escolas, autoescolas, promovendo assim a educação no trânsito de nossa cidade, que terá um local apropriado para o treinamento e exames de habilitação para veículos. De acordo com os investidores, este é um projeto pioneiro no Vale do Paraíba que deverá despertar o interesse de outros municípios para serem adotados em suas cidades.


Dia do Vereador

Comemorado anualmente no dia 1º de outubro, o Dia do Vereador foi instituído pela Lei Federal nº 7.212, de 11 de julho de 1984. Esta data foi definida porque neste dia, o então Imperador D. Pedro I, oficializou as normas que definem o cargo de vereador. Com o objetivo de lembrar esta importante data para o Legislativo Municipal de todo o Brasil, o vereador Carlos Moura – Magrão (PR), presidente da Câmara, aproveitou a oportunidade para homenagear o Dr. Francisco Piorino Filho, ex-vereador e ex-presidente do Legislativo, com um Diploma de Honra ao Mérito, pelo brilhante desempenho representando a população pindamonhangabense durante todo seu mandato. Em seu discurso, o vereador Magrão destacou que “o vereador possui um papel importantíssimo no município em que atua. Ele é o elo entre a população e o Poder Executivo. Seu papel é o de mostrar os problemas da comunidade e buscar providências junto aos órgãos competentes. Mas não é só isso! O vereador é o fiscal do dinheiro público, o representante do povo, é um assistente social, advogado, comunicador, etc. Nos diversos papéis do vereador, a coragem de concordar com o que considerar certo e discordar com o que considerar errado, priorizando o benefício coletivo, deve ser o mais importante. Parabéns a todos os vereadores por seu dia!”.


Francisco Piorino Filho

Nascido em Pindamonhangaba, em 1935, é filho de Francisco Piorino e de Maria Rosa Barbosa. Casado com Therezinha Vilela Piorino, tem um filho, Francisco, casado com Tânia, e três netos: Érick, Matheus e Raphaela. É católico e advogado militante. Formou-se Técnico em Contabilidade pela Escola Técnica de Comércio “Dr. João Romeiro”, Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais na 2ª Turma da Faculdade de Direito de Taubaté, hoje UNITAU e obteve a licenciatura plena do Curso de Formação de Professores de Disciplinas Especializadas – Professor III, pela Faculdade de Educação Campos Salles. Registra-se em suas atividades o exercício do comércio, tendo atuado como comerciante no período de 1955 a 1972. De 1960 a 1972 foi vereador de nosso Legislativo e Presidente em 1964, tendo ocupado cargos na Mesa Diretora e integrou diversas Comissões. Em 1972 foi candidato a Prefeito, mas não obteve êxito. Em 1974, assessorou o Prefeito João Bosco Nogueira nas funções de Procurador Jurídico e Diretor de Departamento de Administração. Foi Chefe de Gabinete na gestão do Prefeito Geraldo Alckmin e Thiers Fernandes Lobo. Presidente da Fundação “Dr. João Romeiro”, mantenedora da “Tribuna do Norte” por cerca de 8 anos. Na Prefeitura trabalhou de 1974 a 1988. Sempre colaborou com editoriais, artigos e algumas colunas especias, para jornais. Foi Assessor Parlamentar do Deputado Estadual João Carlos de Oliveira (João do Pulo) e Diretor de Administração da A.A. Ferroviária. Além de Presidente da Câmara, exerceu a presidência de várias entidades na cidade. Na área da educação, lecionou no Colégio Comercial Dr. João Romeiro, no período de 1956 a 1989,e no Instituto de Educação João Gomes de Araújo de 1974 a 1976. É autor de vários livros. Dentre as palestras proferidas, orgulha-se de ter sido o orador oficial do “10 de Julho”, a convite da Câmara Municipal em 1984. É portador da Comenda Capitão Bicudo Leme, concedida pela Câmara de Vereadores, dentre as dezenas de honrarias recebidas de diversas entidades.

Próxima Sessão Ordinária

A 35ª Sessão Ordinária de 2017, será realizada no dia 16 de outubro, segunda-feira, a partir das 18 horas, no Plenário “Francisco Romano de Oliveira”, localizado na rua Alcides Ramos Nogueira, 860 – Loteamento Mombaça. A sessão é aberta à população e poderá, ainda, ser acompanhada através da transmissão “ao vivo” pela internet no portal www.legislativo.sp.leg.br e no canal 4 (digital) da operadora de TV a cabo NET, de Pindamonhangaba.