Professores de Pindamonhangaba recebem homenagem da Câmara de Vereadores pela passagem do Dia do Professor

por Luiz Carlos Pinto publicado 01/11/2017 16h25, última modificação 01/11/2017 16h46
Legislativo condecorou com Diplomas de Honra ao Mérito àqueles que se notabilizaram na difícil e honrosa arte de ensinar, educar e formar cidadãos que construirão o futuro de nossa Cidade, nosso Estado e nosso País
Professores de Pindamonhangaba recebem homenagem da Câmara de Vereadores pela passagem do Dia do Professor

Homenageados, familiares e vereadores na Sessão Solene em comemoração ao Dia do Professor”

A Câmara de Vereadores de Pindamonhangaba realizou na segunda-feira, dia 30 de outubro, uma Sessão Solene em homenagem ao Dia do Professor, quando na oportunidade onze educadores foram agraciados pelo trabalho realizado em prol da educação em nossa cidade.

O evento foi realizado por força do Decreto Legislativo nº 09, de 19 de outubro de 2005 e o Requerimento nº 2.918/2017, de autoria do vereador Professor Osvaldo Macedo Negrão (PR), que presidiu a Sessão, após abertura realizada pelo presidente Carlos Moura – Magrão (PR).


A cerimônia contou com a presença da Diretora Regional de Ensino, professora Gicele de Paiva Giudice; o Diretor de Educação, professor Carlos José Laurindo Lemes, representando o Secretário de Educação Júlio César Augusto do Valle; o Secretário de Esportes e Lazer, professor Everton Chinaqui de Souza Lima, representando o Prefeito Dr. Isael Domingues; o sargento Fabiano Basílio dos Santos, representando o comandante do 2º batalhão Borba Gato, Coronel Luiz Cláudio Brion e o professor Malco Rodrigo de Oliveira Santos, Orador Oficial e os vereadores: Gislene Cardoso – Gi (DEM), Jorge Pereira Alves – Jorge da Farmácia (PR), Renato Nogueira Guimarães – Renato Cebola (PV), Roderley Miotto (PSDB) e Ronaldo Pinto de Andrade – Ronaldo Pipas (PR).


Na oportunidade, foram homenageados e receberam Diplomas de Honra ao Mérito, pela comemoração do Dia do Professor, pela promoção da cidadania e por pautar sua vida pública e profissional no trabalho, nos princípios éticos, na justiça social e na luta incansável pela construção de uma cidade mais justa, igualitária e fraterna por meio da educação, os seguintes educadores: Amauri Cavalcante de Menezes, Ana Camila Faria dos Santos Ephigenio, Ana Luiza Sebastião Lima Andrade, Ana Paula de Nani Bissoli Consolino, Elisabete Nogueira da Silva Guimarães, Fátima Aparecida Melo Andrade Gonçalves, Jeonira Maura Paiva Rodrigues, Julien César Mélega, Maria Cecília Pereira Nakamiti, Ricardo José Vinci e Soraia Silva de Paula Guimarães.

A Diretora Regional de Ensino, Gicele de Paiva Giudice, saudou os laureados destacando que “somos guerreiros, lutadores, transformadores de sonho e realidade”. A dirigente ainda em sua homenagem citou Olavo Bilac cujos versos retratam fielmente o papel do professor: “O mestre forma o espírito, aperfeiçoa o coração, transforma a alma, desenvolve a bondade, ensina a justiça e afervora a coragem. O mestre tira da criança o homem, como se tira do carvão negro, o diamante claro e do petróleo asqueroso, a luz radiante”. Concluindo parabenizou a todos, dizendo que o maior reconhecimento dessa trajetória, é o momento especial como esse: ser coroado pelo trabalho de todos!.

Representando o Secretário de Educação, Júlio César Augusto do Valle, o Diretor de Educação, professor Carlos José Laurindo Lemes, afirmou que é uma honra, ainda mais neste mês em que completa 31 anos de magistério, “falar da nossa profissão, do nosso trabalho, nós que a cada dia estamos com nossos alunos, em uma escola, aqui representados pelo município, pelo estado e pelo particular. Todos nós somos educadores, todos nós temos um papel a desempenhar na sociedade. A educação é algo que tem que nascer no coração. O educador que sai de sua casa para entrar em uma sala de aula, ele tem que amar a sua profissão. E todos nós amamos, é isso que nos faz realizados”.

Representando o prefeito Dr. Isael Domingues, o Secretário de Esportes, professor Everton Chinaqui de Souza Lima, parabenizou, em nome do prefeito os homenageados: “vocês honram realmente a educação nesse país, que passa por um momento crítico, e na mão de vocês está a esperança de um país melhor. Em Provérbios 31:26 diz: Fale com sabedoria, Ensina com amor. E não tenho dúvida que cada um de vocês, assim como todos nós, falamos com sabedoria e ensinamos com amor”.

O Orador Oficial da Sessão, professor Malco Rodrigo de Oliveira Santos, fez uma reflexão sobre a profissão. “O Professor é a profissão de onde surgem as demais profissões”. Segundo ele, É o profissional que faz a mediação entre o saberes, habilidades, competências. Próprios da constituição, desenvolvimento e prática de uma determinada profissão: o professor. O profissional das profissões.

Logo, refletir sobre a escolha profissional, além de ser relevante sob o ponto de vista pessoal, também traz inúmeras consequências para a sociedade, pois se percebe cada vez mais que o indivíduo que possui a profissão como um fator de realização, tem motivação para oferecer serviços de melhor qualidade à sociedade.

Somente quem se encontra entre os muros da escola pode perceber o quão é desafiador para um docente, ministrar aulas a cada 50 minutos para turmas diferentes, com múltiplas demandas entre os alunos, incluindo personalidades e culturas e ainda atender as necessidades de cunho especial, quando é necessário, fora a exaustiva jornada de trabalho.

Ao concluir a Sessão, o vereador professor Osvaldo Macedo Negrão destacou “a educação, o que ela representa para cada um de nós, o que aprendemos até hoje. Cada um de nós sabemos o que é uma sala de aula, cada um de nós sabemos qual é a nossa missão. Não podemos esquecer nunca. E que nós professores possamos educar os nossos alunos para que eles sejam realmente o cidadão que vá transformar esse mundo. E eu acredito muito nisso: a transformação. E a nossa função como profissionais, como educadores é essa: mudar o mundo. Então, que nós sejamos éticos, sejamos capazes de transformar uma sociedade que muita gente não quer ver transformada. Muita gente pelo ego, pela satisfação própria, quer ver nossa sociedade massacrada. Vamos nós, educadores, mostrar quem somos nós, o que somos capazes de provar”.