29ª Sessão Ordinária: plenário enaltece pessoas da comunidade e aprova denominação de rua e avenida em Pindamonhangaba

por Robson Luis Monteiro publicado 25/08/2020 15h43, última modificação 25/08/2020 15h43
Projeto aprovado pelos vereadores também deu a uma Praça do bairro Bela Vista uma nova denominação

Rua, Avenida e Praça do município ganharam novas denominações após aprovação dos vereadores de Pindamonhangaba

Os vereadores de Pindamonhangaba promoveram nesta segunda-feira, dia 24 de agosto, no plenário "Dr. Francisco Romano de Oliveira, a 29ª Sessão Ordinária de 2020 e na oportunidade enalteceram pessoas da comunidade com a aprovação de novas denominações para vias públicas do município e também para uma praça no bairro Bela Vista. Todos os projetos aprovados constavam da Ordem do Dia da referida sessão e receberam a totalidade dos votos dos vereadores, ou seja, tiveram aprovação unânime. A sessão foi presidida pelo vereador Carlos Moura - Magrão.

Praça no Bela Vista

Após a aprovação de moções, requerimentos e indicações, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei n° 25/2020, da vereadora Gislene Cardoso – Gi, que "Denomina de Praça Pixinguinha, a praça localizada na Rua Orlando Silva, bairro Bela Vista".

Alfredo da Rocha Vianna Filho, conhecido como Pixinguinha nasceu no Rio de Janeiro em 23 de abril de 1897. Foi maestro, flautista, saxofonista, compositor e arranjador. Faleceu em 17 de fevereiro de 1973 e foi enterrado no Cemitério de Inhaúma na capital fluminense.

Rua no Crispim

Na sequência, os parlamentares pindamonhangabenses confirmaram a aprovação unânime do Projeto de Lei n° 94/2020, do vereador Renato Nogueira Guimarães – Renato Cebola, que “Denomina de Rua Jair de Lima a Rua 24 do Loteamento Santa Clara, localizado no bairro do Crispim”.

Biografia

Jair de Lima nasceu em 16 de setembro de 1949 em Pindamonhangaba no bairro do Bom Sucesso, na fazenda de seu avô, Tomé de Morais Santos.

Filho de Pedro Morais Santos e Anesia de Lima, Jair veio para a cidade aos 8 anos de idade. Estudou até 4ª série no Grupo Escolar "Dr. Rodrigo Romeiro". Foi açougueiro por muitos anos. Também foi metalúrgico na AISA e Confab. Tornou-se serralheiro e abriu uma firma onde trabalhou mais de 30 anos. Casou-se aos 19 anos com Maria Aparecida de Oliveira Lima e teve 4 filhos: Adriana. Rinaldo, Júnior e Crislaine. Também era muito conhecido por trabalhar como voluntário em várias

comunidades religiosas, principalmente na Comunidade Nossa Senhora Aparecida, Vila Prado e Parque São Domingos. Seu apelido muito conhecido era "Jair Saci". Faleceu em 22 de junho de 2013 deixando esposa, filhos, 10 netos e 7 bisnetos.

Avenida no Portal dos Eucaliptos

Fechando a votação, o plenário aprovou o 3º e último projeto da tarde, o PL n° 98/2020, do vereador Carlos Moura – Magrão, que “Denomina de Daniel Oliveira Leite a Avenida 17 do Residencial e Comercial Portal dos Eucaliptos, no Distrito de Moreira César”.

Biografia

Daniel Oliveira Leite nasceu em 18 de janeiro de 1977. Primogênito de sete irmãos, filho de Luís Carlos Leite e Maria de Fátima Oliveira, Daniel passou toda sua vida no Distrito de Moreira César. Estudou na Escola Estadual "Eunice Bueno Romeiro", no bairro Pasin, onde fez seus primeiros amigos. Serviu o Exército brasileiro e tinha orgulho de carregar o brasão no peito, era exemplo de dedicação, companheirismo e disciplina.

Casou-se com Tânia Mara, também moradora de Pindamonhangaba e teve 3 filhos: Karin, Douglas e Diego. Cristão, membro da igreja Quadrangular do Ipê II, prestava cultos ao Pai junto de sua família e da comunidade. Trabalhou por muitos anos na empresa Gerdau e era um excelente profissional, reconhecido por sempre trabalhar com um sorriso no rosto, por contagiar com sua alegria e amor pela vida.

Seus amigos o chamavam de "Fofão do Pasin". Apreciador da cultura brasileira, praticava esporte, adorava futebol, e como bom brasileiro não abria mão de um pagode. Exemplo de cidadão, correto, integro, generoso, passou por essa vida deixando muitas marcas. Faleceu em 2008.

30ª sessão ordinária

E na próxima segunda-feira, dia 31 de agosto, a partir das 14 horas, os parlamentares de Pindamonhangaba retornam ao Plenário “Dr. Francisco Romano de Oliveira” para a realização da 30ª sessão ordinária. A reunião plenária é pública, entretanto, em função do Ato nº 009/2020, será feita sem a presença de público no plenário. E para que haja transparência dos atos legislativos, a sessão ordinária terá a transmissão “ao vivo” pelo canal 4 da Operadora NET e, também, pela internet no portal www.pindamonhangaba.sp.leg.br.