32ª Sessão Ordinária: Plenário determina o adiamento de 2 Projetos e aprova denominação de rua no Residencial Santa Clara no Crispim

por Robson Luis Monteiro publicado 14/09/2021 16h56, última modificação 14/09/2021 16h56
Um dos projetos era de autoria do Poder Executivo e teve o adiamento solicitado para que os vereadores pudessem analisar melhor sua estrutura e seus impactos

Vereadores de Pindamonhangaba adiaram 2 Projetos de Lei e aprovaram um projeto que denomina uma rua no Residencial Santa Clara

A 32ª sessão ordinária desta legislatura foi realizada nesta segunda-feira, dia 13 de setembro, no plenário do Palácio Legislativo “Dr. Geraldo José Rodrigues Alckmin”, com uma pauta de 3 Projetos de Lei relacionados na Ordem do Dia. Desses projetos, dois acabaram tendo o adiamento aprovado pelos vereadores e um foi confirmado em votação unânime pelo plenário.

Primeiro adiamento

Após as fases de leitura das indicações e dos requerimentos e das discussões dos documentos, o plenário iniciou a análise da pauta da Ordem do Dia e o primeiro projeto a ser votado foi o PL n° 147/2021, do vereador Gilson Nagrin (PP), que “Denomina a Praça localizada entre a Rua Tininga e Avenida Orlando Ferreira, no Residencial Maricá, de PRAÇA LOURIVAL MARQUES MARTINS”. A pedido do próprio autor, o documento foi adiado para a inclusão de novos documentos.

Denominação de rua

Na sequência, os vereadores analisaram, discutiram e aprovaram - por unanimidade - o Projeto de Lei n° 219/2021, do vereador Marco Mayor (PSDB), que “Denomina de Rua PASTOR LUIZ MARIANO a Rua 04 (quatro) do Loteamento Residencial Santa Clara de Pindamonhangaba”.

Biografia

Luiz Mariano nasceu em 13 de maio de 1933 e era filho de Brazilia Cabral. Casou-se com Geni Cardoso Mariano com quem teve 9 filhos: Sueli Cardoso Mariano (já falecida), Samuel, Salatiel, Salomão, Sandra, Selma, Luiz Gabriel, Salete e Eliel. Luiz Mariano foi um homem que serviu a cidade com seus serviços. Possuía uma alfaiataria na Rua dos Expedicionários e, por longos anos, produziu roupas para os cavalheiros da cidade. Possuía habilidade em consertar máquinas de costura e atendia a população com esse serviço. O relato de uma filha é veemente notificando o fato de ser um verdadeiro cristão. Foi um homem que ajudou muitas famílias nas questões emocionais e espirituais. Dava assistência a tantas pessoas que o procuravam precisando de um aconselhamento. Foi respeitado e honrado entre grandes nomes do mundo eclesiástico. Ajudava as serventes de limpeza da igreja no serviço geral do templo. Era um zelador e amava servir pessoas e no templo da igreja. Faleceu em 19 de fevereiro de 2017, por múltipla falência de órgãos, Carcinoma de Próstata e Insuficiência Renal Crônica. Luiz Mariano deixou netos e bisnetos que são pessoas que têm se destacado em inúmeras funções, inclusive na área da música. Um dos seus netos ingressou na Marinha e outro mora na Alemanha participando da orquestra sinfônica.

Adiamento

O terceiro item da pauta da Ordem do Dia foi o Projeto de Lei n° 232/2021, do Poder Executivo, que “Cria o Programa Municipal Ambiental ‘Protegendo Solos e Cultivando Águas’, autoriza o Poder Executivo Municipal a prestar apoio técnico de fomento e financeiro aos proprietários rurais e dá outras providências”. O vereador Herivelto dos Santos Moraes - Herivelto Vela (PT) alegou que não teve tempo de fazer uma análise mais detalhada do projeto e solicitou o adiamento por 7 dias, o que foi aceito pelo plenário em votação unânime. Assim, o projeto deve entrar na pauta de votação na próxima sessão ordinária, prevista para o dia 20 de setembro.

33ª Sessão Ordinária

E na próxima segunda-feira, dia 20 de setembro, a partir das 14 horas, no Plenário "Dr. Francisco Romano de Oliveira" do Palácio Legislativo “Dr. Geraldo José Rodrigues Alckmin”, a Câmara de Pindamonhangaba realizará a 33ª sessão ordinária de 2021. Além da participação da comunidade durante as sessões ordinárias - dentro dos protocolos sanitários vigentes - e visando dar ainda maior transparência dos atos legislativos, a sessão ordinária - que é pública e aberta - terá a transmissão “ao vivo” pelo canal 4 da Operadora NET e, também, pela internet no portal www.pindamonhangaba.sp.leg.br.