Alunos do Colégio Progressão participam de visita monitorada na Câmara de Pindamonhangaba e debatem o papel do Legislativo na sociedade

por Robson Luis Monteiro publicado 02/09/2022 13h51, última modificação 02/09/2022 13h51
Durante a visita, estudantes conversaram com os vereadores José Carlos Gomes - Cal, Felipe Guimarães Silva Figueiredo - Professor Felipe Guimarães e Francisco Norberto Silva Rocha de Moraes - Norbertinho

Alunos do Colégio Progressão conhecem a Câmara de Pindamonhangaba e debatem assuntos diversos com os vereadores

Alunos e duas professoras do Colégio Progressão de Pindamonhangaba participaram nesta quinta-feira, dia 1º de setembro, no período da tarde, de uma visita monitorada na Câmara de Vereadores. A visita é destinada aos alunos e alunos que participam da disciplina "Diálogos Internacionais" do Ensino Médio, cujo Professor responsável é o Diretor do Colégio, Felipe Gomes. Eles foram acompanhados pela Orientadora Pedagógica do Ensino Médio, Fernanda Ribeiro, pela integrante da Comissão de Eventos do Colégio, Paula Eduarda Fernandes Forli De Lazzari e pelo jornalista João Paulo Pereira Santos, do Departamento de Comunicação.

Os estudantes foram recepcionados pelos integrantes da Comissão de Eventos da Câmara de Pindamonhangaba. As visitas fazem parte de um projeto que visa, entre outras coisas, abrir o Poder Legislativo para que crianças e adolescentes possam conhecer a estrutura e o funcionamento da Casa Legislativa de Pindamonhangaba. Nesta visita - que durou cerca de 2 horas - alunos e professoras percorreram todas as dependências da Casa – hall de entrada, Galeria dos Presidente, Gabinetes dos Vereadores, Área Administrativa e o Plenário – e receberam todas as informações sobre a história do Poder Legislativo e os detalhes técnico-administrativos do funcionamento e da estrutura funcional da Casa.

Na parte final da visita, os alunos conheceram o plenário “Dr. Francisco Romano de Oliveira”, local onde são realizadas as sessões ordinárias da Câmara e onde, também, são votados os Projetos de Lei e discutidos os Requerimentos oficiais dos vereadores de Pindamonhangaba. Durante esse momento da visita, os estudantes tiveram total liberdade de abordar qualquer assunto e perguntarem aos vereadores presentes o que achassem necessário para esclarecer o tema principal proposto pelo Colégio e pelas professoras que acompanhavam a visita. Ao longo desse encontro no plenário, os estudantes questionaram os parlamentares sobre o papel da democracia na vida das pessoas que moram na cidade; qual o papel do vereador numa democracia e na sociedade e na relação com os poderes; como se faz para fazer um Projeto de Lei de iniciativa da população, entre outros assuntos.