Aprovada denominação da Praça do Parque das Palmeiras de Wanda Freire da Costa

por Luiz Carlos Pinto publicado 23/02/2022 09h55, última modificação 23/02/2022 13h44
Projeto do Executivo com emenda do vereador Renato Cebola foi adiado devido a ausência do edil por problemas de saúde
Aprovada denominação da Praça do Parque das Palmeiras de Wanda Freire da Costa

Representantes da Igreja Evangélica Assembleia de Deus prestigiam Sessão em que fiel é homenageada

Parlamentares da Câmara de Vereadores de Pindamonhangaba realizaram na última segunda-feira, dia 21 de fevereiro a 4ª Sessão Ordinária de 2022, onde aprovaram por unanimidade o Substitutivo ao Projeto de Lei n° 290/2021, de autoria do Vereador Marco Mayor, que “Denomina de Wanda Freire da Costa, a praça localizada no Loteamento Residencial e Comercial Parque das Palmeiras, no bairro Água Preta”.


Quem foi a homenageada

Wanda Freire da Costa nasceu em Fortaleza (CE), em setembro de 1934. Filha de Alfredo Porfírio Freire e Francisca de Assis Freire, foi criada na igreja Evangélica Assembleia de Deus onde também casou-se com José Wellington Bezerra da Costa e criou seus filhos: Wellington Júnior, Paulo Roberto Freire da Costa, Marta Maria Freire da Costa, Samuel Freire da Costa, Joel Freire da Costa e Rute Freire da Costa.
Wanda foi uma fiel auxiliadora no ministério de seu marido e esteve na coordenação de milhares de mulheres da igreja que atuavam em diversos projetos sociais. Fundou a Associação Beneficente e Promocional Belém, que por mais de 40 anos deu suporte às centenas de famílias não só na cidade onde morava, mas também por todo o Brasil, por ocasião de catástrofes naturais.
Foi líder da UNEMAD — União Nacional das esposas de Ministros das Assembleias de Deus, de 1993 a 2017 reunindo mulheres de todo o território nacional na intenção de capacitar, orientar, congratular-se com elas dentro do vasto e árduo trabalho ministerial evangélico.
Sua atuação social favoreceu nossa cidade na doação de ambulância utilizada pelo hospital 10 de julho e Santa Casa de Misericórdia.
Wanda Freire da Costa foi incansável em sua batalha em favor da família, faleceu em 2019, aos 84 anos de idade, deixando saudades em seus filhos, noras, genros e em seus 14 netos e 18 bisnetos.

Projeto Adiado

A outra propositura que constava na Ordem do Dia, o Projeto de Lei n° 06/2022, de autoria do Poder Executivo, que “Dispõe sobre o estágio probatório de que trata o § 4° do art. 41 da Constituição Federal, e a Emenda Constitucional n° 19/98, e dá outras providências”. (Com Emenda n° 01 - de autoria do Vereador Renato Nogueira Guimarães - Renato Cebola), foi adiado devido à ausência do parlamentar por problemas de saúde.


5ª Sessão Ordinária

Na próxima quinta-feira, dia 03 de março, a partir das 10 horas, os vereadores de Pindamonhangaba voltam a se reunir no Plenário "Dr. Francisco Romano de Oliveira", do Palácio Legislativo “Dr. Geraldo José Rodrigues Alckmin” para a realização da 5ª sessão ordinária do ano. A participação da comunidade durante as sessões ordinárias - dentro dos protocolos sanitários vigentes - está permitida e o objetivo é dar maior transparência dos atos legislativos. A sessão ordinária - que é pública e aberta - terá a transmissão “ao vivo” pelo canal 4 da Operadora CLARO e, também, pela internet no portal www.pindamonhangaba.sp.leg.br.