Bares, Restaurantes e Casas Noturnas terão que adotar medidas de auxílio para mulheres em situação de risco, aponta Projeto de Lei aprovado na Câmara de Pindamonhangaba

por Robson Luis Monteiro publicado 03/05/2022 10h55, última modificação 03/05/2022 10h55
Na mesma sessão ordinária, parlamentares confirmaram a aprovação de Projeto que institui a Semana Municipal de Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio

Vereadores aprovaram Projeto de Lei que determina aos Bares, Restaurantes e Casas Noturnas que adotem medidas de auxílio para mulheres em situação de risco

A 14ª Sessão Ordinária de 2022 da Câmara de Pindamonhangaba foi realizada nesta segunda-feira, dia 02 de maio, no Plenário "Dr. Francisco Romano de Oliveira" do Palácio Legislativo “Dr. Geraldo José Rodrigues Alckmin”, e, na oportunidade, os vereadores apreciaram e votaram 2 Projetos que estavam relacionados na Ordem do Dia da reunião plenária. Além dos requerimentos e das indicações apresentadas, ambos os projetos receberam aprovação dos parlamentares.

Auxílio às mulheres em risco

A votação da tarde da segunda-feira foi aberta com a análise do Substitutivo ao Projeto de Lei nº 268/2021, da vereadora Regina Célia Daniel Santos - Regininha (PL), que “Estabelece que bares, restaurantes, casas noturnas e de eventos adotem medidas de auxílio à mulher que se sinta em situação de risco”. O documento recebeu 10 votos favoráveis.

Com a aprovação, fica estabelecido que bares, restaurantes, casas noturnas e restaurantes devem adotar medidas para auxiliar as mulheres que se sintam em situação de risco, nas dependências desses estabelecimentos, no âmbito de Pindamonhangaba, sendo que fica, também, instituída a politica de inserção de placas informativas quanto a agressão, suspeita ou ameaça contra a mulher.

Segundo o artigo 2°, "o auxílio à mulher deverá ser prestado pelo estabelecimento mediante a oferta de acompanhamento até o carro, outro meio de transporte ou comunicação à polícia". Também serão utilizados cartazes fixados nos banheiros femininos ou em qualquer ambiente do local informando a disponibilidade do estabelecimento para o auxílio à mulher que se sinta em situação de risco.

A autora, vereadora Regininha, enfatizou que "trata-se de Projeto de Lei que será uma ferramenta a tentar frear o frequente assédio e até mesmo a violência mais grave, o feminicídio, que as mulheres vem sofrendo, que hoje não tem mais hora e nem lugar para ocorrer.

Valorização da Vida

Logo em seguida, o plenário analisou e deliberou pela aprovação - por unanimidade - do Projeto de Lei n° 47/2022, do vereador Marco Mayor (PSDB), que “Institui a SEMANA MUNICIPAL DE VALORIZAÇÃO DA VIDA E PREVENÇÃO AO SUICÍDIO”. A aprovação determina que a Semana Municipal de Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio será comemorada com início no primeiro domingo do mês de setembro de cada ano. O vereador-autor justificou a medida salientando que "apesar de pouco se falar a respeito, o suicídio é mais comum do que se imagina em todo o Planeta. Tal assunto já vem sendo muito abordado em vários países tanto que é instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS) o dia 10 de setembro como o dia de Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio, com campanhas instituída mundialmente como Setembro Amarelo". Segundo dados da OMS, cerca de 800 mil pessoas se suicidam por ano em todo o mundo e no Brasil são quase 12 mil casos por ano. De acordo com o vereador Marco Mayor, "a criação de uma Semana Municipal de Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio deve ter como um dos objetivos a transmissão de informações sobre o tema e este Projeto de Lei quer oferecer uma resposta que não pode ser o silêncio com o objetivo de chegar as pessoas que precisam de ajuda".

Inclusão

Nesta sessão ordinária, a Mesa Diretora promoveu a inclusão do Projeto de Lei nº 55/2022, de autoria do Executivo, que "Dispõe sobre a ampliação de vagas no quadro de empregos da Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba". O projeto foi discutido e aprovado por 10 votos a zero.

Com a aprovação, ficam acrescidas no quadro da Prefeitura Municipal as seguintes vagas de emprego: Arquiteto (referência 133 - 5 vagas); Assistente Social (referência 129 - 10 vagas); Engenheiro Civil (referência 133 - 6 vagas); Psicólogo (referência 124 - 10 vagas) e Supervisor de Área de Controle Vetores - Vigilância Epidemiológica (referência 117 - 1 vaga). Todas as vagas serão preenchidas por concurso público.

15ª Sessão Ordinária

E na segunda-feira, dia 09 de maio, a partir das 14 horas no Plenário "Dr. Francisco Romano de Oliveira" do Palácio Legislativo “Dr. Geraldo José Rodrigues Alckmin”, os vereadores retornam aos trabalhos e atividades legislativas para a realização da 15ª sessão ordinária de 2022. A participação da comunidade durante as sessões ordinárias - dentro dos protocolos sanitários vigentes - está permitida e o objetivo é dar maior transparência dos atos legislativos. A sessão ordinária - que é pública e aberta - terá a transmissão “ao vivo” pelo canal 4 da Operadora CLARO e, também, pela internet no portal www.pindamonhangaba.sp.leg.br.