Câmara lança novo site e amplia serviços para cidadãos de Pindamonhangaba

por natalia — publicado 18/04/2012 11h25, última modificação 20/06/2016 10h36
Portal da Câmara de Vereadores será integrado com SAPL - Sistema de Apoio ao Processo Legislativo
Câmara lança novo site e amplia serviços para cidadãos de Pindamonhangaba

Funcionários da Casa em treinamento para o novo sistema

A Divisão de Tecnologia da Informação da Câmara de Vereadores de Pindamonhangaba implementou desde abril, o novo Portal do Legislativo (www.camarapinda.sp.gov.br) com a ampliação de serviços aos cidadãos da cidade e a integração do SAPL - Sistema de Apoio ao Processo Legislativo.

De acordo com o Chefe da Divisão de TI da Câmara, Marcelo Heleodoro, o portal terá um visual mais agradável e intuitivo, disponibilizando, através do SAPL, as consultas – em tempo real - do processo legislativo tais como acervo completo das Leis Municipais (Ordinárias, Complementares e Decretos Legislativos), tramitação das matérias legislativas e outros documentos oficiais de interesse da população.

O SAPL e o Portal são produtos oferecidos pelo INTERLEGIS, que é um programa desenvolvido pelo Senado Federal que visa a modernização e integração do Poder Legislativo nos seus níveis federal, estadual e municipal e de promoção da maior transparência e interação desse Poder com a sociedade.

Segundo o site do Senado Federal, “os meios utilizados são as novas tecnologias de informação (Internet, videoconferência e transmissão de dados), que permitem a comunicação e a troca de experiências entre as Casas Legislativas e os legisladores e entre o Poder Legislativo e o público, visando aumentar a participação da população no processo legislativo”.

O Assistente de Tecnologia da Informação João Rodrigo Moreira, que também integra a divisão de TI, enfatiza que "a Câmara de Vereadores de Pindamonhangaba é a pioneira em todo o Vale do Paraíba em utilizar o Portal e o SAPL, que são softwares livres amplamente utilizados em Câmaras de todo Brasil, com uma comunidade bastante ativa visando sempre o desenvolvimento desses produtos. Isso gera independência tecnológica e possibilidade de melhorias de acordo com nossa Casa de Leis".

O Departamento Legislativo explica que “a partir da implantação do novo Portal e do sistema SAPL, todo o processo legislativo será disponibilizado a todos os munícipes, o que não ocorria no sistema antigo”. Com isso, segundo o Departamento Legislativo, “o novo portal oferecerá maior transparência nas consultas e decisões da Casa de Leis de Pindamonhangaba, assim, havendo uma participação mais efetiva da população”.

18/04/2012