Câmara sedia Audiência para discutir implantação de uma Casa de Recuperação para Dependentes Químicos

por estagiocomunicacao — publicado 13/06/2013 12h25, última modificação 17/06/2016 11h23
O evento contou com a presença de autoridades locais e da região

Audiência marcou a concretização da futura Casa de Recuperação no município

Na manhã da última quarta-feira (12), aconteceu no Plenário da Casa de Leis a Audiência Pública para tratar das diretrizes de implantação de uma Casa de Recuperação para Dependentes Químicos em Pindamonhangaba, por intermédio do requerimento Nº 1.164/2013, de autoria do Presidente do Legislativo, vereador Ricardo Piorino (PDT).

A audiência contou com a presença de autoridades do município e da região, bem como da cidade considerada modelo para o tratamento de dependentes químicos, Presidente Prudente, que possui a casa de reabilitação Instituto Mariana Braga. Das autoridades legislativas, marcaram presença os vereadores: José Carlos Gomes – Cal (PTB), Carlos Eduardo de Moura – Magrão (PPS), Felipe César – FC (PMDB), Janio Lerario (PSDB), Professor Osvaldo (PMDB), Ricardo Piorino (PDT), Roderley Miotto (PSDB) e o Deputado Estadual, PE. Afonso Lobato (PV); do Poder Executivo, estiveram presentes o Prefeito, Vito Ardito (PSDB), o Vice-Prefeito, Dr. Isael Domingues (PSDB) e alguns secretários. Também marcou presença o Missionário Dunga, da Canção Nova, que auxilia a encabeçar o projeto. Junto a eles, compuseram a audiência autoridades judiciárias, como o Promotor de Justiça de Prudente, Dr. André Felício Tuffy, os Promotores de Justiça de Pindamonhangaba, Dr. Leonardo Rezeck e Dr. Carlos Eduardo de Castro Paciello, o Presidente da OAB Pinda, Marcel Afonso Barbosa Moreira, e a advogada, Dra. Yara Medeiros. O delegado de Pinda, Dr. Vicente Lagiotto, o capitão da Polícia Militar pindense, Paulo Henrique Cavalheiro, o prefeito de Santa Isabel, PE. Gabriel, e o presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDA), Dr. Adriano Augusto Zanotti, também estiveram presentes.

DSC09860site.JPG

Dando início aos trabalhos, o Presidente da Câmara, vereador Ricardo Piorino, agradeceu a presença do público presente, bem como das autoridades, e logo em seguida passou a palavra para o Promotor de Justiça de Presidente Prudente, Dr. André Felício Tuffy. Autêntico em toda a sua fala, Tuffy trouxe a atenção de todos quanto aos graves problemas decorrentes à usuários de drogas, os riscos de saúde para estas pessoas, como também mostrou índices comparativos, evidenciando como a realidade dos usuários e dependentes químicos vêm crescendo atualmente no país e no mundo. Parabenizando a iniciativa da comitiva, que o procurou a pouco menos de dois meses em Prudente, revelando o anseio de trazer algo com os mesmos moldes e padrões para Pindamonhangaba, o Promotor contou que é um dos fundadores do Instituto Mariana Braga, casa referência de tratamento em Prudente. Tuffy ainda evidenciou a importância de um tratamento e acolhimento aos dependentes químicos. “Nossos jovens têm se perdido muito facilmente, isso é uma realidade. Mas o apoio, que começa em casa, deve também ter prioridade no serviço público”, destaca.

.DSC09798site.JPG

Posteriormente, o missionário natural de Pindamonhangaba, Dunga, compôs sua fala, em suma, destacando que a oportunidade e realização está nas mãos dos que ali o ouviam. “A solução está conosco. Nós podemos dar um bom exemplo e contagiar a toda a população”, observa.

Após ouvir todas as explanações do projeto, bem como a realidade dos dependentes, como autoridade máxima do executivo, o Prefeito Vito usou a palavra. Parabenizou a equipe, que motivada, teve este sonho para o município, bem como as autoridades que deram importância, desde já, para o projeto. “Chega de sofrimentos, é hora de sonharmos juntos, e realizar esta grande benfeitoria para Pinda e região. Contem comigo”, declara.

O Presidente da Casa de Leis, vereador Ricardo Piorino, ao encerrar o encontro disse que reuniões serão marcadas para dar os primeiros passos, e agradeceu a vinda do Promotor Tuffy. “Com palavras não consigo externar nossos agradecimentos e sentimentos de gratidão”, destaca. “É muito importante esse compromisso assumido pelo Prefeito junto conosco e com a população e as entidades envolvidas na questão; e a Casa de Leis dará total apoio. Pois, acima de partidos políticos, temos um partido que se sobrepõe, que é Pindamonhangaba”, finaliza o presidente.

DSC09874site.JPG

DSC09911site.JPG