Com aprovação unânime dos vereadores, prédio que abriga o "Projeto Gente Miúda" recebe nova denominação

por Robson Luis Monteiro publicado 10/09/2021 13h57, última modificação 10/09/2021 13h57
Plenário deliberou também pelo adiamento do projeto que permitirá construção de rede de drenagem de águas pluviais no Loteamento Santa Clara, no Crispim

Dois Projetos de Lei foram aprovados e um foi adiado durante a 31ª sessão ordinária da Câmara de Pindamonhangaba

Em função do ponto facultativo e dos feriados nacional (7 de setembro) e municipal (8 de setembro - Nossa Senhora do Bom Sucesso), a Câmara de Pindamonhangaba realizou na quinta-feira, dia 09 de setembro, no Plenário "Dr. Francisco Romano de Oliveira" a 31ª Sessão Ordinária. A reunião contou com a presença de todos os vereadores e a Ordem do Dia registrou a análise e votação de 3 Projetos.

Rede de drenagem

A abertura dos trabalhos oficiais foi feita com a apreciação do Projeto de Lei Complementar n° 03/2021, do Poder Executivo, que “Autoriza o Poder Executivo Municipal a adquirir, por doação, com encargo, área localizada no Bairro Crispim - ‘Fazenda Santa Clara’, para fins de drenagem de águas pluviais”. A pedido do vereador Gilson Nagrin (PP), a votação do projeto foi adiada por 7 dias, após aprovação unânime do plenário da Casa.

Loteamento Santa Clara

O segundo item da pauta foi o Projeto de Lei n° 218/2021, do vereador Marco Mayor (PSDB), que “Denomina de Avenida PASTOR IRINEU BONIFÁCIO DO OLIVEIRA a Avenida 04 do Loteamento Residencial Santa Clara, de Pindamonhangaba”. Também recebeu a aprovação unânime dos parlamentares.

Biografia

Irineu Bonifácio de Oliveira nasceu em Pindamonhangaba no dia 25 de março de 1932. Filho de João Bonifácio de Oliveira e Maria José de Oliveira, Irineu esteve casado com Maria Anésia de Oliveira por 60 anos com que formou uma linda família com os filhos: Renato, Mirian, Márcia, Adilson, Maurides e Irineu Júnior. Irineu foi amado e respeitado por seus filhos e reconhecido pelos fiéis das igrejas em que pastoreou.

Irineu Bonifácio de Oliveira foi fundador do templo da igreja do Jardim Resende desde o seu alicerce e depois servindo-os como pastor por 30 anos. Foi um homem que incansavelmente pregava o evangelho de Jesus Cristo conduzindo pessoas ao evangelho e muito aplicado em seu ministério. Esteve na frente do trabalho da igreja no Bairro da Campineira, Moreira César, Santa Cecília. Foi tesoureiro da igreja sede das Assembleias de Deus na cidade de Pindamonhangaba. Atuou no Bairro do Pouso Frio, Goiabal e Cruz Pequena quando ainda não existia fácil acesso aos bairros. Irineu Bonifácio de Oliveira faleceu em 23 de janeiro de 2014, por um infarto do miocárdio.

Projeto "Gente Miúda"

E, por último, os vereadores aprovaram - por unanimidade - o terceiro item da Ordem do Dia: o Projeto de Lei n° 234/2021, do Vereador José Carlos Gomes – Cal (Republicanos), que “Denomina de PROFª MARIA APARECIDA SIMÕES VIEIRA – DONA SIMÕES, o Prédio do Projeto Gente Miúda”.

Biografia

Nascida na cidade de Capão Bonito, interior de São Paulo, ainda criança, com seus pais, MARIA APARECIDA SIMÕES VIEIRA (Dona SIMÕES) passou a residir em Itapetininga. Quando tinha apenas sete anos, seu pai faleceu, deixando viúva e dois filhos menores, ela e um outro irmão de 12 anos. O início de sua carreira como professora de ensino primário não foi fácil. Sua primeira escola, não passava de uma humilde sala de aula, na afastada zona rural de cidade de Apiai, no Vale do Ribeira. Viajava de carona da cabine de um eventual caminhão de lenha. Em 1954, casou-se com Edison Vieira, militar servindo no 2° BECMB e transferiu residência para Pindamonhangaba. Depois de lecionar em uma escola na zona rural de Santo Antônio do Pinhal, Dona Simões, conseguiu uma vaga como substituta eventual na Escola Rodrigo Romeiro.

Nessa ocasião, desejando alcançar logo os pontos para o ingresso no magistério estadual, inscreveu-se para dar aulas, de maneira voluntária e gratuita, para um curso noturno de alunos adultos, numa sala mista do bairro da Água Preta. Essa sua luta perdurou por vários anos, até que finalmente conseguiu atingir os pontos necessários para ingressar no Quadro de Professores da Secretária de Educação do Estado, no cargo de professora da escola de 1º 2º graus "Ryoiti Yassuda", onde lecionou por mais de 30 anos, se aposentando como professora de Português. Ainda encontrou tempo para, como mãe extremosa, dar invejável educação aos seus quatro filhos: Antônio Carlos, hoje Coronel do Exército, Luiz Henrique e Marcelo, universitários em informática e Cláudia Maria, Biomédica, funcionária do laboratório da Prefeitura Municipal e Presidente do Fundo Social de Solidariedade de Pindamonhangaba.

32ª Sessão Ordinária

A Câmara de Pindamonhangaba realiza na próxima segunda-feira, dia 13 de setembro, a partir das 14 horas, no Plenário "Dr. Francisco Romano de Oliveira" do Palácio Legislativo “Dr. Geraldo José Rodrigues Alckmin”, a 32ª sessão ordinária de 2021. Além da participação da comunidade durante as sessões ordinárias - dentro dos protocolos sanitários vigentes - e visando dar ainda maior transparência dos atos legislativos, a sessão ordinária - que é pública e aberta - terá a transmissão “ao vivo” pelo canal 4 da Operadora NET e, também, pela internet no portal www.pindamonhangaba.sp.leg.br.