Cultura e tradição: Câmara de Pindamonhangaba concede Medalha "Athayde Marcondes" à Fazenda Nova Gokula

por Robson Luis Monteiro publicado 21/09/2021 11h00, última modificação 21/09/2021 11h01
Programa Municipal Ambiental ‘Protegendo Solos e Cultivando Águas’, com cessão de apoio técnico de fomento e financeiro aos proprietários rurais da cidade recebeu uma Emenda e foi adiado pela Câmara

Na Ordem do Dia da 33ª sessão ordinária, dois Projetos foram aprovados e os outros 2 foram adiados

Com 4 Projetos listados na Ordem do Dia, a Câmara de Pindamonhangaba promoveu na tarde desta segunda-feira, dia 20 de setembro, no Plenário "Dr. Francisco Romano de Oliveira", a 33ª Sessão Ordinária de 2021. Da pauta proposta, dois Projetos de Lei foram aprovados pelos parlamentares e outros dois foram adiados.

Projeto recebe emenda e é adiado

A abertura dos trabalhos oficiais foi feita com a apreciação do Projeto de Lei Complementar n° 03/2021, do Poder Executivo, que “Autoriza o Poder Executivo Municipal a adquirir, por doação, com encargo, área localizada no Bairro Crispim - ‘Fazenda Santa Clara’, para fins de drenagem de águas pluviais”. O projeto recebeu uma Emenda, de autoria do vereador Francisco Norberto Silva Rocha de Moraes - Norbertinho (PP) e a análise e votação foram adiadas.

Estrada Municipal

O segundo item da Ordem do Dia foi o Projeto de Lei n° 216/2021, do Vereador Francisco Norberto Silva Rocha de Moraes - Norbertinho, que “Denomina a Estrada Municipal localizada no Bairro do Borba de JOSÉ MARIA TRANNIN”. O documento foi aprovado por 10 votos a zero.

Biografia

José Maria Trannin tinha 82 anos e nasceu em Aparecida. Era filho de Alfredo José Trannin e de Izaura da Silva Trannin. Casado com Alice de Barros Trannin, teve 12 filhos. José Maria Trannin teve forte atuação na área rural do município. Faleceu em 18 de setembro de 1998.

Adiamento

Na sequência dos trabalhos, os vereadores deliberaram pelo adiamento do Projeto de Lei n° 232/2021, do Poder Executivo, que “Cria o Programa Municipal Ambiental ‘Protegendo Solos e Cultivando Águas’, autoriza o Poder Executivo Municipal a prestar apoio técnico de fomento e financeiro aos proprietários rurais”. O projeto recebeu uma Emenda dos vereadores Francisco Norberto Silva Rocha de Moraes - Norbertinho (PP) e Herivelto dos Santos Moraes - Herivelto Vela (PT) e como determina o Regimento Interno da Câmara, o adiamento da análise e votação do projeto é automático.

Medalha Athayde Marcondes

E como último item da sessão, os parlamentares aprovaram - por unanimidade - o Projeto de Decreto Legislativo n° 09/2021, de autoria do vereador José Carlos Gomes – Cal (Republicanos) e subscrito pelos demais vereadores, que “Concede a MEDALHA DE MÉRITO ATHAYDE MARCONDES”. A honraria será concedida à Fazenda Nova Gokula por relevante contribuição histórica e cultural no Município de Pindamonhangaba.

Histórico

A Fazenda Nova Gokula está situada nos contrafortes da Serra da Mantiqueira, no bairro Ribeirão Grande, desde 1978 e tem empreendido, por meio de seus residentes, um modus operandi respaldado na máxima de seu mestre fundador Swami Prabhupada: "vida simples, pensamento elevado". Embasada religiosa e culturalmente em valores e princípios contidos nos textos sagrados da antiga Índia (os Vedas), a fazenda vem, ao longo das décadas, propondo à sociedade cultura e educação vinculadas à espiritualidade. Essa espiritualidade, cuja gênese são as práticas da Yoga, da devoção, não é traduzida de forma sectária, fechada e alienada. Ao contrário, é feita em constante diálogo com a sociedade. A Fazenda Nova Gokula tem praticado os valores que apregoa por meio de suas ações de educação ambiental, de sua gastronomia natural, dos seus festivais, que tanto envolvem públicos das várias faixas etárias. Todos esses elementos reunidos primam, em última análise, pela qualidade de vida, com ênfase no bem-estar e na cultura da paz, tão vitais na contemporaneidade. Enquanto uma instituição atuante em seu meio social e no entorno, a fazenda tem realizado várias parcerias que beneficiam histórica e culturalmente o município de Pindamonhangaba, tais como as ações de educação ambiental, por meio da Área de Soltura e Monitoramento de Fauna de Nova Gokula; as culinárias vegana e lacto-vegetariana; as práticas da antiga arte medicinal, a Ayurveda e os vários festivais que oferecem música, dança, oficinas e palestras, como o Festival das Cores (Holi Kirtan) e o Festival Krishna West, com repercussão internacional.

34ª Sessão Ordinária

A 34ª sessão ordinária da Câmara de Pindamonhangaba está prevista para ser realizada na próxima segunda-feira, dia 27 de setembro, a partir das 14 horas, no Plenário "Dr. Francisco Romano de Oliveira" do Palácio Legislativo “Dr. Geraldo José Rodrigues Alckmin”. Além da participação da comunidade durante as sessões ordinárias - dentro dos protocolos sanitários vigentes - e visando dar ainda maior transparência dos atos legislativos, a sessão ordinária - que é pública e aberta - terá a transmissão “ao vivo” pelo canal 4 da Operadora CLARO e, também, pela internet no portal www.pindamonhangaba.sp.leg.br.