Dia da Imprensa: Câmara de Pindamonhangaba manifesta apoio aos profissionais e concede homenagem ao jornalista Odirley Pereira

por Robson Luis Monteiro publicado 07/06/2022 11h38, última modificação 07/06/2022 11h38
Na sessão solene, orador oficial, jornalista João Carlos Ribeiro Salgado, afirmou que o mais importante no Dia da Imprensa "é preservar o passado, comemorar o presente e pensar o futuro"
Dia da Imprensa: Câmara de Pindamonhangaba manifesta apoio aos profissionais e concede homenagem ao jornalista Odirley Pereira

Jornalista Odirley Pereira recebeu homenagem na sessão solene do Dia da Imprensa

A Câmara de Vereadores de Pindamonhangaba recebeu nesta segunda-feira, dia 06 de junho, no Plenário "Dr. Francisco Romano de Oliveira" autoridades, vereadores e os profissionais de comunicação e imprensa da cidade e região para a realização da Sessão Solene em comemoração ao "Dia da Imprensa". A Sessão Solene foi realizada por força do requerimento nº 1.569/2022, de autoria do vereador Herivelto dos Santos Moraes – Herivelto Vela (PT) e em atendimento ao Decreto Legislativo nº 02, de 05 de maio de 2008. A sessão foi presidida pelo autor do requerimento, vereador Herivelto Vela e contou com a presença do vereador José Carlos Gomes - Cal (Presidente da Casa e que concedeu a honra da presidência da Mesa Diretora ao vereador Vela) e da vereadora Regina Célia Daniel Santos - Regininha. Além dos vereadores citados, compuseram a Mesa Diretora dos trabalhos, o orador oficial, jornalista João Carlos Ribeiro Salgado e o jornalista homenageado da noite, Odirley Pereira dos Santos.

Entre as autoridades presentes estavam os Secretários de Pindamonhangaba, Marcelo Martuscelli (Administração), Carlos José Ribeiro - Casé (Adjunto de Finanças e Orçamento), Alexandre Pereira Costa - Pió (Adjunto de Governo), o Presidente da OAB de Pindamonhangaba, Antonio Aziz Boulos e o Presidente da Associação dos Jornalistas de Pindamonhangaba (AJOP), Adelson Cavalcante.

Orador Oficial

A sessão foi aberta com a execução dos Hinos Nacional e de Pindamonhangaba e após a leitura da biografia do orador oficial, o Presidente da Mesa, vereador Herivelto Vela concedeu a palavra ao jornalista João Carlos Ribeiro Salgado.

Ao abrir o seu pronunciamento oficial, João Carlos lembrou dos grandes nomes da imprensa (jornais, rádios e TV) de Pindamonhangaba. "Importante destacar que o Dia da Imprensa é um dia de comemorações, em que devemos preservar o passado, enaltecer o presente e pensar o futuro", enfatizou.


O orador oficial observou que "atualmente temos uma grande revolução na comunicação, com novas tecnologias e novas formas de comunicar os fatos". João Carlos fez um relato da evolução da imprensa na cidade, passando pelos programas de rádio, pelos jornais, pela chegada da TV local e regional e agora a abrangência das mídias sociais. "Quero aqui ressaltar que a homenagem ao amigo jornalista Odirley Pereira não é só dele, mas sim de todos os profissionais da imprensa da nossa cidade e região, que diariamente trabalham para informar a nossa sociedade".

Homenagem

Logo após a participação do orador oficial, a Câmara de Pindamonhangaba concedeu a homenagem ao jornalista Odirley Pereira dos Santos. O vereador Herivelto Vela - autor da homenagem - fez a leitura da biografia do profissional de imprensa e lhe entregou o Diploma de "Honra ao Mérito" do Legislativo de Pindamonhangaba.

Ao fazer o seu agradecimento pela honraria, Odirley Pereira ressaltou os fatos que deram origem à imprensa e o surgimento da "prensa de Gutemberg", cujo objetivo era propagar e informar a sociedade da época. "Com humildade, falo em nome de toda a imprensa da minha cidade e agradeço por essa homenagem. Quando falamos de imprensa, falamos do trabalho sério e comprometido com a verdade, de informar, de comunicar, promover a informação com qualidade".

Odirley Pereira frisou que "recebo esse diploma como jornalista, mas com o devido respeito também ao Dia do Repórter e ao Dia da Liberdade de Imprensa, pois entendo que jornalismo e imprensa se fundem e é o exercício diário da transformação da sociedade, da construção da verdade e dos valores sociais".

Ao final, o Presidente da Mesa Diretora, vereador Herivelto dos Santos Moraes - Herivelto Vela afirmou estar muito emocionado, pois sempre teve e tem um respeito muito grande pelo papel da imprensa e pelo trabalho dos jornalistas.