Em noite festiva, Sociedade São Vicente de Paulo recebe homenagens e honrarias em sessão solene comemorativa na Câmara de Pindamonhangaba

por Robson Luis Monteiro publicado 29/04/2022 16h57, última modificação 29/04/2022 16h57
Evento lembrou os principais projetos e ações das Conferências de Pindamonhangaba e prestou homenagens aos confrades, consócias e famílias assistidas pela entidade

Sociedade São Vicente de Paulo recebeu as homenagens e honrarias da Câmara de Pindamonhangaba

Gratidão, emoção, caridade e homenagens. Assim foi a noite da quinta-feira, dia 28 de abril, no Plenário "Dr. Francisco Romano de Oliveira" da Câmara de Vereadores de Pindamonhangaba. Sob a presidência do vereador José Carlos Gomes - Cal (Republicanos), a Casa Legislativa da cidade realizou a Sessão Solene em comemoração à “SOCIEDADE SÃO VICENTE DE PAULO”.

Na oportunidade, confrades, consócias, Conferências do Conselho Central de Pindamonhangaba e as famílias assistidas pela entidade receberam homenagens da Câmara.

Além do vereador Cal, integraram a Mesa Diretora dos Trabalhos, o vereador de Taubaté, João Henrique - Dentinho; o Padre Marcos Crescêncio Sobrinho; a oradora oficial da sessão solene, Ana Cláudia da Silva Prado (que representou a Presidente do Conselho Central da Sociedade São Vicente de Paulo de Pindamonhangaba, Juliana Rosa Silva) e a Vice-Presidente do Conselho Central da Sociedade São Vicente de Paulo de Pindamonhangaba. Márcia Rosa Freire de Souza. A sessão solene em comemoração a “SOCIEDADE SÃO VICENTE DE PAULO” foi realizada por intermédio do Decreto Legislativo nº 02 de 12 de Abril de 2022, de autoria do vereador José Carlos Gomes - Cal. Também participaram da sessão, os vereadores Gilson Cândido - Gilson Nagrin, Marco Aurélio de Souza Mayor - Marco Mayor e Herivelto dos Santos Moraes - Herivelto Vela. A vereadora Regina Célia Daniel Santos - Regininha e o vereador Rogério Ramos justificaram a ausência.

Na abertura dos trabalhos, o Presidente da Câmara e da Mesa Diretora, vereador José Carlos Gomes - Cal demonstrou a sua satisfação em estar realizando essa sessão solene e prestando a homenagem da Casa à esta "importante instituição de Pindamonhangaba que assiste às famílias mais carentes da cidade".

Em seguida, foi a vez da oradora oficial da sessão, Ana Cláudia da Silva Prado, fazer seu pronunciamento. Ela iniciou agradecendo por "essa noite memorável essa pra todos nós vicentinos, que partilhamos a gratidão de todos nós membros da SSVP pelo convite para estarmos aqui hoje".

Ana Cláudia observou que "o nosso movimento pertence à Igreja Católica. É um movimento de leigos e nós carregamos o nome de um Santo da nossa igreja, São Vicente de Paulo". A oradora esclareceu que "o movimento foi fundado pelo Beato Antônio Frederico Ozanam, que ainda não é um santo oficialmente pela igreja, mas está com processo de canonização". Segundo Ana Cláudia, a Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP) está, hoje, presente em mais de 150 países, tem mais de 800 mil membros voluntários e nos referimos uns aos outros quando homem como confrade e quando mulheres, chamamos consocia. A SSVP mantém creches, escolas, projetos sociais, lares de idosos. A oradora oficial informou que "o Conselho Central Pindamonhangaba mantém um Lar de idosos que é o São Vicente de Paulo, hoje com 44 residentes e hoje também assiste cerca de 300 famílias". Ela concluiu: "Onde a caridade pesa por envolver muitas realidades cruéis, mantemos o nosso sorriso, porque sabemos que quando colocado o amor, as coisas florescem, os frutos vêm, prova disso são essas famílias que serão homenageadas hoje. Muito mais do que doamos é o que recebemos em cada visita que realizamos".

Homenagens

Na sequência, ocorreram as homenagens da Câmara de Vereadores de Pindamonhangaba, com a entrega de Cartões de Prata para as Conferências indicadas pelo Conselho Central de Pindamonhangaba e Diplomas de Honra ao Mérito às famílias assistidas pelas Conferências e aos Confrades e Consócias das diversas Conferências do Conselho Central.

Receberam os Cartões de Prata as Conferências São Benedito, São João Bosco e São Tarcísio. Os Diplomas foram entregues para o senhor Pedro Victor Costilhas de Barros e Barros; ao casal Thiago de Souza Campos e Júlia Príncipe Campos e a senhora Ivani Aparecida Stanchi Zerbine. Também receberam Diplomas os confrades Antônio Bernardo, Cristofer Luiz Bertoni, José Menino de Oliveira e José Reinaldo Cândido Borges e as Consócias Cecília Santos França, Santina Leite e Antônia Aparecida Ferreira Alves.

Após as homenagens, o Presidente da Mesa Diretora, vereador Cal, agradeceu a presença de todos e afirmou que essa sessão solene tem um significado muito singular e importante, pois "é a justa homenagem aos homens vicentinos e mulheres vicentinas que muitas vezes levam a caridade, o amor e a fraternidade a quem mais precisa, principalmente onde o poder público não chega".