Homenagens e reflexão marcam a noite solene comemorativa ao 'Dia Municipal de Combate às Drogas' na Câmara de Pindamonhangaba

por Robson Luis Monteiro publicado 01/07/2022 14h19, última modificação 01/07/2022 14h19
Personalidades da Justiça e das entidades que fazem a prevenção e combate às drogas foram lembradas e homenageadas com Diplomas de 'Honra ao Mérito'

Homenageados e autoridades na sessão solene comemorativa ao Dia Municipal de Combate às Drogas

Instituída pela Lei Municipal nº 6.264/2019 de 02 de outubro de 2019 e promovida por meio do Requerimento nº 2.037/2022, de 20 de junho de 2022, de autoria do vereador José Carlos Gomes - Cal (Republicanos), a Câmara de Vereadores de Pindamonhangaba realizou nesta quinta-feira, dia 30 de junho, no plenário da Casa, a Sessão Solene comemorativa ao “Dia Municipal de Combate às Drogas". A condução dos trabalhos da noite foi do Presidente da Câmara, vereador José Carlos Gomes - Cal e a mesa diretora contou com a participação da vereadora Regina Célia Daniel Santos - Regininha e dos vereadores Francisco Norberto Silva Rocha de Moraes - Norbertinho e Júlio César Carneiro de Souza - Julinho Car. Além dos vereadores, estiveram participando da solenidade integrando a Mesa Diretora, o Diretor do Departamento de Proteção aos riscos e agravos a Saúde, André Marcos Pereira; a Presidente do Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Álcool e Drogas de Pindamonhangaba - COMAD, Ana Paula Pedrosa; o 1º secretário do Conselho Municipal de Segurança - CONSEG, Moacir Ferreira dos Santos e a oradora oficial da noite e Coordenadora da Coalizão Comunitária de Pindamonhangaba, Julia Stefanie dos Santos.

A sessão foi aberta com a saudação especial do presidente da Mesa, vereador Cal que declarou que "se sentia honrado em receber essas personalidades na Câmara Municipal para refletir sobre essa importante temática da atualidade, o combate às drogas".

Oradora oficial

Após a abertura e a execução dos Hinos Nacional e de Pindamonhangaba, o vereador Cal concedeu a palavra à oradora oficial, Julia Stefanie dos Santos.

Ao abrir seu pronunciamento, a Coordenadora da Coalizão Comunitária de Pindamonhangaba lembrou de sua trajetória na entidade e explicou porque estava engajada nesta luta. Emocionada, Julia relatou que "meu pai faleceu vítima do álcool e após esse episódio marcante decidi entrar nesta luta para evitar que mais pessoas sigam por este caminho".

Julia Santos enfatizou que "na prevenção só ficamos quando estamos com alguma dor e há 10 anos sou voluntária trabalhando com jovens e adolescentes. Começamos em Pindamonhangaba, mas já estamos expandindo o nosso trabalho por outra cidades". A oradora oficial informou que "somos um exemplo para outras pessoas e fazer a prevenção é mais simples e eficiente e muito mais barato do que tratar os dependentes". Julia Santos concluiu seu pronunciamento explicando que "tivemos diversos eventos ao longo da semana e hoje estamos concluindo esse trabalho. Agradeço a todas as entidades como o CONSEG, o COMAD, a Secretaria de Saúde, as comunidade terapêuticas e toda a população que acredita no nosso trabalho. Agradeço também a oportunidade de estar aqui e ser uma voz nesta luta de combate às drogas".

Homenagens

Reconhecimento, gratidão e merecimento. Desta forma, a Câmara de Pindamonhangaba e a Associação Pró-Coalizões Comunitárias Antidrogas do Brasil prestaram homenagens às personalidades que lutam e implementam políticas públicas de combate às drogas. Receberam Diplomas de 'Honra do Mérito" o Promotor de Justiça de Pindamonhangaba, Dr. Jaime Meira do Nascimento Júnior; a Capitão Pm, Lucimeire Jeronymo (que foi representada pela presidente do COMAD, Ana Paula Pedrosa); a ex-Dirigente Regional de Ensino de Pindamonhangaba, Gicele de Paiva Giudice; a Presidente da Associação Pró-Coalizões Comunitárias Antidrogas do Brasil, Eliane Prado Marcondes e a Coordenadora de Eventos e Campanhas da Secretaria de Saúde de Pindamonhangaba, Mírian Pérsia Macedo de Andrade.

Encerramento

Ao final das homenagens, o Presidente da Mesa Diretora e da Câmara de Pindamonhangaba, vereador José Carlos Gomes - Cal agradeceu a presença de todos, em especial, das autoridades da Mesa e os homenageados e disse que "essa sessão representa um alerta para toda a sociedade e é necessário que todos nós trabalhemos em prol do combate desse que é considerado um dos maiores males da atualidade em todo o mundo: as drogas. Cal afirmou que "esta comemoração tem todas as características de uma reflexão profunda de que todos nós temos responsabilidades no combate às drogas, sejam elas as lícitas e legais como o cigarro e o álcool ou as ilegais, como os entorpecentes".

O presidente da Câmara concluiu: "a luta do COMAD, das Secretarias de Saúde, de Assistência Social, da Educação, do CONSEG e dos demais órgãos é importante para nossa cidade, pois mostra que estamos fortes e compromissados com a vida e com a nossa população. Como homens públicos precisamos e devemos desenvolver e estimular atividades de prevenção, tratamento e reinserção social, procurando integrar todos os segmentos sociais, assegurando a maior participação possível dos movimentos comunitários".