Salário e Referência dos Agentes Comunitários de Saúde serão reenquadrados pela Prefeitura, garante Projeto de Lei aprovado na Câmara de Pindamonhangaba

por Robson Luis Monteiro publicado 18/02/2020 16h30, última modificação 18/02/2020 17h23
Vereadores aprovaram, ainda, o nome de JOSÉ THEODORO para a Estrada Municipal da Cruz Pequena, na zona rural de Pindamonhangaba

4ª sessão ordinária teve 5 Projetos de Lei aprovados pelos vereadores de Pindamonhangaba

Os agentes comunitários de saúde no quadro de empregos da Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba terão seus salários reenquadrados em nova base salarial e referência a partir de agora. A aprovação – unânime – do Projeto de Lei do Executivo que trata dessa questão foi confirmada nesta segunda-feira, dia 17 de fevereiro de 2020 em votação no plenário da Casa. Além desse projeto, outros 4 que estavam relacionados na Ordem do Dia da 4ª sessão ordinária do ano foram aprovados pelos vereadores de Pindamonhangaba.

O Projeto de Lei n° 07/2020, de autoria do Poder Executivo, que “Dispõe sobre o reenquadramento da referência salarial do emprego de agente comunitário de saúde no quadro de empregos da Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba” foi aprovado e a partir de janeiro de 2020 passa a ser referência “107” com salário inicial de R$ 1.406,36. Na mensagem do Legislativo, o Chefe do Poder Executivo explicou que “é necessário e obrigatório o reajuste salarial do emprego de Agente Comunitário de Saúde, atendendo o disposto na Legislação Federal”.

Estrada da Cruz Pequena

Outro Projeto de Lei analisado e aprovado pelos parlamentares de Pindamonhangaba foi o PL n° 205/2019, do vereador Janio Ardito Lerario (PSDB), subscrito pelo vereador Felipe César – FC (PV), que “Denomina Estrada Municipal no bairro Cruz Pequena de JOSÉ THEODORO (JOSÉ GOMES)”.

Biografia

Também conhecido como “José Gomes”, o homenageado nasceu no dia 10 de outubro de 1926, em Cunha, São Paulo. Tinha 77 anos e era filho de Maria Theodora. Casado com Julieta Rodrigues Theodoro teve 8 filhos: José Benedito, Laerte, Joarez, Gerson (já falecido), Roberto (Aranha), Fernando, João Antonio e Ivo. Veio com sua mãe para Pindamonhangaba quando tinha cerca de 8 anos de idade, vindo a morar no bairro do Mandu e, posteriormente morando na Floresta e Cruz Pequena, onde foi agricultor, plantando verduras, arroz, batatas, tomates e vagens. Em 24 de maio de 1979 passou a trabalhar na Prefeitura de Pindamonhangaba, se aposentando depois de cerca de 13 anos, com 65 anos de idade. Inicialmente, exercia a função de Ajudante , mas depois foi tratorista, profissão em que aposentou. Residia na Estrada Jorge Emílio Vieira, na Cruz Pequena, Pindamonhangaba e faleceu em 14 de setembro de 2004.

Avenida no Portal dos Eucaliptos

Ainda nesta sessão ordinária, o plenário deliberou – e aprovou por unanimidade – o Projeto de Lei n° 215/2019, do vereador Carlos Moura – Magrão (PR), que “Denomina de NELSON VALCYR CLINI a Avenida 16 do Residencial e Comercial Portal dos Eucaliptos, no Distrito de Moreira César”.

Nelson Valcyr Clini

Nascido em Uchoa/SP, Nelson era filho de Natal José Pedro Clini e Augusta Colombo Clini. Morou em São Paulo nos bairros da Mooca e Tatuapé. Estudou no Colégio Dom Bosco e na adolescência atuou em fábrica de pregadores e oficina de funilaria. Posteriormente foi trabalhar com o pai como caminhoneiro.

Em 1964, casou-se com a senhora Maria Eugênia e tiveram 3 filhos: Nelson, Mário e Patrícia. Em outubro de 1983 comprou uma chácara em Moreira César, para onde se mudou com a esposa e filhos, montando uma empresa de transportes, levando uma vida digna de respeito. Trabalho pela construção do viaduto de acesso à Moreira César na Dutra tendo ido à Brasília em diversas reuniões com o Secretário de Transportes para a liberação dessa construção em 1990. Faleceu em 11 de março de 2010, aos 74 anos e está sepultado no Cemitério da Paz em Pindamonhangaba.

5ª Sessão Ordinária

Com o feriado de Carnaval da próxima semana, os vereadores de Pindamonhangaba devem promover a 5ª sessão ordinária na sexta-feira, dia 28 de fevereiro, a partir das 14 horas no Plenário “Dr. Francisco Romano de Oliveira”. A reunião é pública e aberta a toda sociedade e tem a transmissão “ao vivo” pelo canal 4 da Operadora NET e, também, pela internet no portal www.pindamonhangaba.sp.leg.br. O Palácio Legislativo “Geraldo José Rodrigues Alckmin” está localizado na rua Alcides Ramos Nogueira, 860 – Mombaça.