Secretariado de Pindamonhangaba se reúne na Câmara e debate orçamentos

por estagiocomunicacao — publicado 18/11/2013 09h55, última modificação 17/06/2016 10h27
Durante Audiência Pública foram apresentados planos orçamentais, projetos e melhorias para o ano de 2014
Secretariado de Pindamonhangaba se reúne na Câmara e debate orçamentos

Vereadores e Secretários Municipais durante aprovação de orçamentos em Audiência Pública

A Câmara de Vereadores de Pindamonhangaba sediou na manhã da última terça-feira, 12 de novembro, a Audiência Pública que reuniu vereadores, secretários e diretores do município para apresentar e tratar do orçamento geral e individual de cada Secretaria para o ano de 2014.

Os membros da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento da Casa de Leis, vereador Martim Cesar (DEM) – Presidente da Comissão –, Professor Eric (PR) e Janio Lerario (PSDB) junto aos colegas vereadores José Carlos Gomes – Cal (PTB) e Carlos Eduardo de Moura – Magrão (PPS) e o Diretor do Departamento de Finanças da Câmara, Geraldo Marins Campos Filho, saudaram os secretários e diretores municipais que estavam presentes: Domingos Botan, Secretário de Finanças; Sidervan Luiz Alves, Diretor Financeiro; Jorge Samahá, Secretário de Planejamento; Sandra Tutihashi, Secretária de Sáude e Assistência Social; Maristela Luzia, Diretora de Assistência a Saúde; Elizabeth Cursino, Secretária de Educação e Cultura; Kennedy Flôres Campos, Secretário de Habitação; Rafael Goffi Moreira, Diretor de Habitação; Edson Macedo de Gouvêa, Secretário de Administração; Silvio Luis de Godoi, Diretor do Departamento de Recursos Humanos; Francisco Norberto, Secretário de Governo; Manoel Pereira dos Santos, Sub Prefeito de Moreira César; Aline Gomes Rezende, Assessora Serviço Técnico; Fernanda Figueira Borges, responsável pelo Departamento de Convênios; e Clóvis Sávio de Paula, Diretor DTA, neste ato representando a Secretaria de Obras e Planejamento.

A pedido do Presidente, Martim Cesar, o Secretário de Finanças abriu os trabalhos apresentando os respectivos valores orçamentais para 2014 de cada pasta municipal, superior a 70 milhões de reais.

Imagem 056.jpg

Posteriormente, a mesa diretora passou a palavra a cada secretário presente, que pôde esmiuçar um pouco melhor o destino das verbas públicas para o próximo ano vigente e responder as dúvidas elencandas pelos parlamentares presentes.

A Secretária de Educação e Cultura, Beth Cursino, destacou em sua fala ser, de fato, responsável por uma das pastas mais complexas de Pindamonhangaba, que tem grandes demandas, enfrentando assim dificuldades quanto a necessidade de funcionários, creches e escolas. Sobre o orçamento para a educação do município, Beth adiantou os serviços que estão previstos para o ano que vem. “Estão orçados e previstos duas creches, uma cobertura de quadra, cinco construções de quadras escolares e a construção do primeiro Centro Educacional (com anfiteatro e bilblioteca) da cidade para 2014”, salientou a Professora.

A Audiência teve também outros pontos a serem destacados, como o planejamento estrutural previsto para as zonas leste, oeste e Moreira César, conforme apresentado pela Secretaria de Habitação, que está encarregada a construir, em áreas funcionais, mais unidades do projeto “Minha Casa Minha Vida”, que são as moradias urbanas cedidas em parceria com o Governo Federal, e o Secretario de Administração que mencionou estar nos acertos finais quanto a implantação da Atividade Delegada no município, já para o fim deste ano e festas, como também nos últimos acertos para a escolha do local mais apropriado para a instalação da unidade do Poupatempo. “Temos nos empenhado em conciliar localidade com as linhas de ônibus para que os munícipes não precisem de duas conduções para chegar a unidade. A área do novo Tenda é a mais indicada”, destacou o Secretário Edson.

Saúde

Ao ter assumido a cerca de dez dias a pasta de Saúde e Assistência Social, Sandra Tutihashi esteve presente e na tribuna da Câmara foi enfática ao dizer que veio para garantir aquilo que é competência e responsabilidade do município: a saúde pública eficaz e de qualidade. “Chego e me deparo com o verdadeiro sucateamento de nossas unidades; acredito que 2014 é o ano de regionalizar: Pinda deve garantir a integralidade do sistema buscando parcerias e revertendo as situações ocorridas”, destacou a Secretária responsável pelo Pronto-Socorro municipal, que também foi debatido entre os vereadores e autoridades presentes. “É uma necessidade, gritante. O meu papel enquanto gestora é ter ação e atitudes, garantindo, na urgência e emergência, a necessidade do povo”, salientou Sandra, que prevê melhorias para o local.

Imagem 053.jpg

Legislativo

Os vereadores aproveitaram para fazer outros questionamentos quanto aos bairros, em geral, para os demais secretários. O Vereador Cal, na ocasião, pediu licença para falar com os secretários que, para ele, não têm feito cumprir as promessas de campanha do atual Prefeito, Vito Ardito. “Precisamos da união de todos vocês, alinhados, caminhando pelas necessidades locais”, destacou o Edil. Magrão e Professor Eric fizeram também vários questionamentos durante as falas quanto à atenção ao Distrito de Moreira César e adjacências, que nos últimos anos aumentou em todos os índices: população, criminalidade, e falta de estrutura.

18 de novembro de 2013 - 10h45