Vereadores aprovam Projeto de Lei e Praça do Alto do Cardoso receberá o nome de “José Monteiro Ferraz”

por Robson Luis Monteiro publicado 13/02/2020 11h08, última modificação 13/02/2020 11h08
O outro Projeto de Lei – que denominava o ESF do Santa Cecília – foi adiado a pedido do autor para algumas correções

E na última segunda-feira, dia 10 de fevereiro, a Câmara de Pindamonhangaba aprovou, em votação unânime, o Projeto de Lei n° 208/2019, dos vereadores Rafael Goffi Moreira (PSDB) e Renato Nogueira Guimarães – Renato Cebola (PV), que “Denomina a Praça do bairro Alto do Cardoso, Pindamonhangaba/SP, de PRAÇA JOSÉ MONTEIRO FERRAZ”. A aprovação foi uma homenagem a um cidadão que trabalhou e fez muito pelo município.

José Monteiro Ferraz

Nascido na cidade de Cunha/SP em 30 de dezembro de 1921, no bairro do Cume, José Monteiro Ferraz trabalhava com os seus pais e familiares nas atividades rurais. Casou-se em 28 de setembro de 1945 com Gersy de Oliveira Ferraz. No período de 1951 a 1968 foi comerciante em Cunha. Em 1968 transferiu-se para Pindamonhangaba e nesta cidade, entre 1970 e 1984 exerceu a atividade de comerciante em Pindamonhangaba, estabelecendo o comércio “Empório Monteiro” na rua Tiradentes, no Alto do Cardoso, próximo à Escola Alzira Franco, ficando conhecido entre os alunos como o “Sr. Zé do Empório”.

José Monteiro e Gersy tiveram três filhos: Haroldo Paulo Ferraz e Carolina Leonor Ferraz, servidores públicos aposentados e a saudosa professor Mirian Maria Monteiro Ferraz, falecida em 2002.

José Monteiro Ferraz era um homem íntegro, trabalhador, honesto e dedicado à família e foi sempre agradecido a esta cidade, que o acolheu e onde fez inúmeros amigos, tendo participado do crescimento de Pindamonhangaba.

Após 9 anos aposentado, José Monteiro Ferraz faleceu em 01 de dezembro de 1993 e sua esposa Gercy em 02 de fevereiro de 2004. Todos os seus familiares – filhos, netos e bisnetos – residem no bairro do Alto do Cardoso.

Hoje, após 25 anos de seu falecimento, sepultado neste município, seu nome será eternizado ao denominar a praça existente na confluência da rua Papa João XXIII com a rua Sebastião Nogueira, espaço que tem sido carinhosamente cuidado (com plantio e limpeza) por seu genro Edson de Oliveira, que reside em frente à praça.

Adiamento

Já o Projeto de Lei n° 204/2019, do vereador Roderley Miotto (PSDB), que “Denomina a Estratégia Saúde da Família – ESF do Santa Cecília de ANTONIO VIDAL FORONI” foi adiado pelo plenário, a pedido do próprio autor para se fizesse correções em seu teor.